quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Electra da Varig no Santos Dumont - Década de 80. Enviado esta matéria pelo amigo Cmte. Sotomayor por email



Electra no Santos Dumont - década de 80
Essa é para matar a saudade.... Saudades de voar para São Paulo de Electra. Saudades de caminhar pela pista com o vento no rosto e subir aquela escada de alumínio. Saudades do avião espaçoso. Saudades do vôo baixo, gostoso, que deixava a gente apreciar a paisagem. Saudades da volta ao Rio e da visão do Pão de Açucar e da cidade quando saía do avião.
O texto abaixo foi retirado da internet.
"A serviço da ONU.
No dia 31 de outubro de 1962 um fato curioso ocorreu com o Electra PP-VJL, que pernoitava em N.York. Ele foi requisitado pela Organização das Nações Unidas, para ir buscar em Havana o secretario geral da ONU, H.Thant, que lá se encontrava negociando a retirada de mísseis soviéticos instalados em Cuba, que se constituíam em real ameaças aos Estados Unidos. no celebre episódio que passou à história como a Crise dos Mísseis. Nessa missão especial o PP-VJL teve como tripulantes os comandantes Plato e Padovani, o engenheiro Werner e o navegador Nicásio. Por se tratar de zona de conflito, eles concordaram em realizar o vôo após receber um rádio da Varig confirmando a contratação de um seguro especial, tendo como beneficiárias sua famílias, feito em caráter emergencial no Lloyd’s de Londres. O vôo N.York/Havana/N.York teve a duração de 9 horas e 42 minutos e, dada a importância da missão, após a decolagem de Havana, caças americanos escoltaram o avião brasileiro até Nova York, com espaço aéreo na rota interditado para qualquer outra aeronave."

2 comentários:

  1. Querido e amigo Paulo
    Mais uma brilhante ideia para não deixar que nos esqueçam, a VARIG foi e sempre será a primeira em segurança, atendimento,............. como referência no Brasil e no mundo.
    Parabénssss
    Bjos
    Maria João Matos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado cara amiga Maria João. A idéia foi esta mesmo. Mostrar a todos que a Varig, mesmo não estando mais no cenário da AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA, continua e sempre continuará nas nossa mentes e corações. Obrigado pelo comentário e também obrigado por ser seguidora deste novo blog.
    Beijos.
    Paulo Resende.

    ResponderExcluir